This site brings together the publications of Dr. Sara Niner about people & politics in Timor-Leste.

11 October, 2011

Portugese version of Xanana Biography available: Dom Quixote com biografia política de Xanana Gusmão

Link for book at Diario Digital

Dom Quixote com biografia política de Xanana Gusmão

A Dom Quixote vai lançar em Outubro a primeira biografia de Xanana Gusmão, obra escrita pela australiana, Sarah Niner, consultora das Nações Unidas para as questões timorenses. «Xanana – Uma Biografia Política» retrata a vida desde a infância na distante colónia portuguesa até à sua posição actual como primeiro-ministro de Timor-Leste.

«Xanana – Uma Biografia Política», de Sarah Niner

«Vinte e quatro anos de guerra com a Indonésia transformaram um Xanana anónimo e apolítico num duro comandante de guerrilha e, por fim, na principal figura unificadora do nacionalismo de Timor-Leste. A grande maioria dos pormenores desta luta manteve-se desconhecida até agora.
Em 1999, aquando do seu regresso à pátria após anos de prisão na Indonésia, Xanana foi confrontado com a árdua tarefa de liderar uma população traumatizada com a violência e destruição da ocupação indonésia.
´Em tempos de crise, na ausência de regras formais, muitas vezes emerge e impera a liderança carismática, e Xanana encaixa neste molde. Para líderes como ele, a personalidade é a fonte do poder e está associada ao mote: «tempos excepcionais, poderes excepcionais, povos excepcionais e visões excepcionais...», escreve a investigadora e professora na Monash University, na Austrália. Desde 1991 que Sarah Niner faz trabalho de solidariedade junto da comunidade timorense de Melbourne. Em 2000 passou a fazer consultoria em questões timorenses para a ONU e o governo de Timor-Leste»